Você sabia?
O carnaval é
considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma
nas outras, água, ovos e farinha. Ou seja, era uma festa meio desorganizada, você não acha? O entrudo acontecia num período anterior a
quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido
permanece até os dias de hoje.
Onde o Carnaval, que também vem da expressão carne vale, significando que é momento de que tudo vale para se alegrar, desde que se tenha responsabilidade, é claro.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o Carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
Por que as máscaras?
Porque é tradicional e a tradição é um pouco diferente dos dias atuais, não é? Então, nós da sala de leitura, resolvemos falar um pouco dessa tradição e mostrar com as fotos como era bonito o carnaval de antigamente. Fizemos algumas máscaras com eles e os postamos como nossos pierrôs e colombinas. Apresentamos algumas letras de samba enredo e marchinhas de carnaval.
É isso aí!
Então, meus queridos alunos da sala de leitura da Escola Tânia Ávila, curtam com responsabilidade, pois
"É Carnaval, é folia, nesse dia ninguém chora!..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário